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Como escolher um bom fornecedor de serviços de TI?

Antes de comprar um produto, você já pensou em perguntar para algum amigo ou conhecido a respeito da sua qualidade, correto? Saiba que a prática também deve ser utilizada no meio profissional, principalmente quando o assunto é serviços de TI.

Afinal, como qualquer outra empresa, também corremos o risco de encontrar uma companhia que pouco se preocupa com os seus clientes. Por outro lado, ao pesquisar sobre a corporação, poderemos tirar muitas dúvidas a respeito da fornecedora, bem como ter maior tranquilidade no momento de fechar o contrato.

Depois de ler o artigo, você saberá como evitar maiores problemas quando for procurar um fornecedor, mas, antes, saiba onde conseguir as melhores indicações!

Saiba onde encontrar os melhores fornecedores de serviços de TI

Para encontrar boas referências, é fato que o melhor método é buscar por pessoas que já tiveram experiência prévia com a fornecedora. Para encontrar esses usuários, basta:

  • conversar com amigos e familiares para saber quais indicações eles podem oferecer;

  • frequentar eventos relacionados a sua área de interesse;

  • entrar em grupos nas redes sociais relacionados ao assunto que procura.

Ao entender a opinião de diferentes pessoas, você saberá a forma como a empresa trabalha com o serviço, o suporte prestado, bem como as dificuldades que foram encontradas — e como solucionaram o problema, caso tenha sido resolvido. E você deve estar se perguntando: afinal, como tirar proveito dessas informações?

Defina quais são as necessidades do negócio

Ao entender os seus pontos fortes, você deve traçar uma estratégia para tirar melhor proveito dos recursos. Para isso, levante os requisitos necessários para a sua empresa e o que deseja alcançar tudo isso.

Adotar as boas práticas de mercado, como o ITIL, é uma ótima opção para que você consiga alinhar os processos conforme implementa as mudanças em sua companhia. A seguir, mostraremos alguns dos detalhes que você deve ficar atento ao contratar o serviço em sua companhia.

Verifique a infraestrutura

Para a sua empresa oferecer o melhor serviço ao seu cliente, sabemos o quanto é fundamental contar com uma boa infraestrutura. Por esse motivo, quando for procurar um fornecedor, verifique em quais plataformas a prestadora oferece as suas soluções.

Para garantir o pleno funcionamento de seus processos, é preciso verificar se as práticas oferecidas pela fornecedora estão alinhadas com os requisitos definidos durante o planejamento. Além disso, ao saber com detalhes os programas e as máquinas utilizadas, você terá uma ideia se eles terão condições de atender um número maior de pedidos caso a sua empresa cresça e precise de maior escalabilidade.

Tenha um bom gerenciamento

Ao contratar uma empresa de TI, certifique-se de que ela tenha total disposição para dar suporte a você, oferecendo assistência 24 horas por dia, durante todo o ano — seja remoto ou seja presencial. Além disso, verifique quantos chamados eles oferecem a cada mês.

As companhias proativas ou reativas tendem a trazer melhores condições para o seu negócio. Assim, eles estarão aptos a trazer o melhor suporte, independentemente da situação que esteja, desde questões de instabilidades até a segurança.

Por esse motivo, garanta que você possa contar com eles utilizando diferentes meios de comunicação, como por e-mail ou chamadas telefônicas.

Ao contar com diferentes meios de comunicação para que a sua empresa possa voltar às atividades rapidamente, é possível evitar problemas com os seus próprios clientes e, consequentemente, o efeito cascata em seu negócio.

Melhore os processos com soluções em cloud

Não podemos negar o quanto a nuvem é uma forte tendência para as companhias que desejam se destacar no mercado. Caso você pense em contratar o serviço, verifique se a companhia oferece os seguintes benefícios em sua solução:

  • contar com uma ótima performance e escalabilidade no Big Data;

  • proteger a sua empresa contra invasores virtuais utilizando a Next Generation Firewall;

  • apresentar redundância, estabilidade e fácil acesso às informações de um Banco de dados;

  • ter a performance adequada para a suprir a demanda de seu negócio por meio de um Cloud Server eficiente.

Saiba dos riscos ao negligenciar a pesquisa

Vimos o quanto é importante pesquisar sobre a companhia antes de contratar um serviço. O problema é que esse costume está longe de ser adotado pelas pessoas, sendo necessário que elas passem pela má experiência para tirarem as suas próprias conclusões e procurar outros casos semelhantes. Afinal, quais riscos a empresa pode correr caso não procure por indicações?

Falta de um bom atendimento

Um dos principais fatores que levam à reclamação dos usuários é o mau atendimento prestado, como a demora para ser atendido ou ser ignorado nas chamadas, tornando a situação ainda pior caso você tenha urgência para receber a assistência.

Ainda que você seja atendido, é preciso ficar atento à sua qualidade. Por isso, sempre questione se o profissional sabe resolver as questões e se ele entende dos detalhes técnicos. Caso não encontre nenhuma das situações, mantenha distância da companhia, já que a falta dessas habilidades pode prejudicar a sua produtividade e gerar frustração em seus clientes.

Não recebe o serviço conforme combinado

Outro ponto que você deve ficar atento é em relação aos serviços recebidos pela companhia. A empresa pode até contar com uma equipe excelente de marketing e vendas, a ponto de convencer você a adquirir o serviço.

Por outro lado, ao receber o serviço, você pode se deparar com uma entrega diferente do que foi planejado ou até mesmo com a falta de qualidade no atendimento. E caso você tenha feito um planejamento, as falhas cometidas pela empresa prestadora podem colocar a sua estratégia em graves riscos.

Contam com falhas técnicas constantes

Mesmo que o atendimento seja adequado, ao contratar uma fornecedora sem consultar o histórico, você pode se deparar com uma infraestrutura de má qualidade. Ou seja, em períodos normais de serviço, o gestor corre o risco de encontrar instabilidades ou quedas inesperadas do sistema.

Para evitar as complicações, vimos o quanto é fundamental para a companhia levantar os requisitos de melhoria em seus processos. Além disso, pesquisar no mercado as melhores indicações permitem que você possa ignorar as empresas que não cumprem os acordos oferecidos.

Ao negligenciar a etapa, a sua corporação corre o sério risco de não poder contar com os serviços de TI apropriados nos momentos mais precisos, trazendo uma má experiência ao seu consumidor final e prejudicando todo o seu planejamento.

Por esse motivo, em situações de maior aperto, você deve recorrer ao Disaster Recovery as a Service. Quer saber como a prática pode salvar a sua empresa de desastres?  Então, leia nosso artigo sobre o que é DRaaS e saiba como ele funciona.