Blog GetTI

Descubra os benefícios de investir em cloud server especializado

O cloud server é um ambiente virtualizado em que servidores combinados e dispositivos processam e armazenam dados eletrônicos, de forma convergente ou hiperconvergente, dependendo da arquitetura do sistema.

Conta com recursos de alta escalabilidade, disponibilidade e segurança, tendo como principal diferencial não requerer investimentos robustos em infraestrutura de TI. Somada à agilidade nas operações, essa característica possibilita considerável redução de custos. Quando acontece de forma gerenciada, a gestão de recursos e todo o controle são transferidos para o provedor contratado.

Assim, o cloud server pode ser monitorado em ambiente controlado, o que potencializa as funcionalidades e a estabilidade desses recursos, aumenta sua possibilidade de atualização e, consequentemente, a segurança dos dados.

Se você já sabe como esses aspectos de escalabilidade, acessibilidade e segurança são diferenciais para a gestão mais eficiente do fluxo de informação organizacional, mas ainda tem dúvidas em relação aos benefícios de investir em um cloud server especializado, continue a leitura deste post!

Importância de um cloud server para as empresas

Ao contratar um cloud server, a empresa mantém sua infraestrutura de TI na nuvem. Assim, seu site, serviço de e-mail e demais aplicações se submetem às características desse tipo de servidor. Confira quais são elas:

Performance

Os servidores legados exigiam espaços físicos compatíveis com a infraestrutura necessária para seu funcionamento, o que significa inúmeros cabos e conexões, ar-condicionado para o resfriamento dos equipamentos, softwares, hardwares e, obviamente, o acompanhamento de um profissional qualificado de TI.

Sendo assim, a estrutura se tornava complexa e onerosa, o que não ocorre em uma solução em nuvem, em que qualquer empresa, independentemente de seu porte, desfruta de funcionalidades muito mais dinâmicas e modernas, sem precisar investir mais por isso.

Baixo custo

Outra vantagem do cloud server é o custo de seus recursos: em alguns provedores, tanto a memória quanto a velocidade de processamento e armazenamento de dados são cobrados em função do que é utilizado.

Isso garante a produtividade da equipe de trabalho sem comprometer a flexibilidade dos recursos, o que garante, ainda, economia para a empresa contratante.

Escalabilidade

Esse aspecto é um dos mais importantes, pois muitas empresas começam com uma infraestrutura pequena e, no decorrer do tempo, apresentam necessidade de crescer e expandir seus negócios. 

Com escalabilidade, a capacidade de processamento e armazenamento de dados e recursos cresce proporcionalmente à necessidade da empresa.

Estabilidade

Com estabilidade, o sistema funciona perfeitamente, seja qual for o tamanho da demanda. Dessa forma, a equipe não se sujeita à ociosidade por falhas no servidor.

Isso porque, quando são identificadas falhas, o próprio cloud server disponibiliza, de forma automática, outro servidor sem afetar a disponibilidade dos recursos e a segurança dos dados.

Mobilidade

A nuvem é acessível de qualquer lugar, a qualquer momento, por inúmeros dispositivos, inclusive de forma simultânea, desde que estejam conectados à internet.

Além de possibilitar maior produtividade, esse aspecto inviabiliza o uso de mídias removíveis que poderiam comprometer a integridade e a confidencialidade dos dados transportados de um hardware para outro.

Segurança

Com a informação disponível em cloud server, as empresas podem estabelecer políticas de segurança mais rígidas, como controle de acesso dos arquivos de forma hierárquica, e ainda contar com todos os recursos de segurança da informação do provedor, que estará sempre em conformidade com métodos de atualização praticados pelo mercado.

Isso garante a confidencialidade dos dados organizacionais e diminui os riscos de perda ou corrompimento de dados.

Cloud server x cloud server especializado

A principal diferença entre um cloud server e um cloud server especializado, também chamado de cloud server gerenciado, é a transferência da responsabilidade pelo controle das funcionalidades da solução escolhida para o servidor contratado. Por isso, entre os aspectos que distinguem os dois podemos destacar:

Cloud server

Opção indicada para organizações que necessitam de acesso ao root/admin do servidor ou têm um setor de TI com experiência em administração de servidores:

  • a estabilidade do servidor é de responsabilidade da empresa de hospedagem;
  • a administração da infraestrutura (hardwares, sistema operacional e softwares), o gerenciamento de banco de dados e das aplicações instaladas fica a critério do cliente;
  • maior controle da infraestrutura;
  • maior liberdade de configuração;
  • preço mais baixo na aquisição do cloud server;
  • exige profissionais com qualificação técnica suficiente para identificar problemas, instalar aplicações, realizar atualizações e manter a segurança dos dados;
  • exige dedicação full time;
  • pouco ou nenhum suporte;
  • maior propensão a problemas relacionados à segurança da informação.

Cloud server especializado

Esse modelo abrange todas as funcionalidades do cloud server tradicional, mas com a possibilidade de maior conveniência e praticidade, já que as empresas que optam por ele terão suas aplicações sempre on-line, sem precisar de altos investimentos, tempo e expertise para isso:

  • possibilita determinar como o servidor será composto e configurado (sistema operacional utilizado, aplicações instaladas, entre outros);
  • a infraestrutura é totalmente monitorada e gerenciada pela empresa contratada;
  • disponibiliza um painel simplificado, com as opções instaladas previamente para que o contratante se responsabilize apenas pelas configurações do site, e-mail e demais aplicações;
  • não exige conhecimentos técnicos específicos;
  • fornece suporte de profissionais altamente especializados;
  • mais tempo para a equipe de TI e a alta gerência se dedicarem a questões estratégicas e ao core business da empresa;
  • atualizações do sistema operacional e questões relacionadas à segurança da informação ficam totalmente a critério da equipe do cloud server especializado;
  • possibilita habilitar um backup do servidor;
  • a estabilidade do sistema é de responsabilidade do servidor contratado;
  • todos os aspectos administrativos, como a gestão do banco de dados e o gerenciamento de firewall, são determinadas por SLAs (Service Level Agreement) previamente acordados.

Benefícios do cloud server especializado

Serviços de TI gerenciados possibilitam que a empresa contratante não tenha que se preocupar em executar atividades de planejamento, implementação e monitoramento das soluções, mas, conforme os SLAs, determinar o que deve ser executado pela equipe do servidor contratado.

Assim, após definirem os requisitos do serviço contratado e os aspectos estratégicos, como níveis de segurança e métodos de controle de acesso da infraestrutura, a empresa contratada pode iniciar o serviço e potencializar a efetividade das soluções escolhidas.

Além das vantagens apresentadas acerca do cloud server, que se estende para um cloud server especializado, por meio da contratação de serviço gerenciado, a empresa pode se beneficiar por:

  • maior produtividade com otimização de processos e possibilidade de instalação e configuração, por uma equipe qualificada, de serviços e aplicações largamente utilizadas pelas empresas no âmbito de TI, como WordPress, Magento e Opencart, além do gerenciamento de firewall, IPs adicionais e privados, e recursos adicionais de disco e rede;
  • redução de custos e possibilidade de controle dos investimentos, principalmente pelo serviço ser on demand, ou seja, disponibilizado à medida em que ocorre a demanda;
  • garantia de atendimento dos requisitos de governança e compliance;
  • dados estratégicos que podem ser apresentados para fomentar indicadores (sobre segurança, nível de estabilidade do sistema, entre outros) que otimizam a gestão e a tomada de decisão;
  • maior flexibilidade das soluções, que são adaptáveis às empresas contratantes, principalmente por suas características de escalabilidade e estabilidade;
  • suporte personalizado, que ocorre a qualquer momento, já que a disponibilidade das equipes especializadas, assim como um servidor em nuvem, é de 24 horas, sete dias por semana.

Os cloud servers, ou servidores em nuvem — servidores dedicados virtuais (VDS), são ambientes virtuais que funcionam em qualquer horário, de qualquer lugar, e fornecem a mobilidade necessária para as empresas se adaptarem ao novo cenário mundial, impulsionado pela transformação digital.

Agora, que você já sabe o que é um cloud server especializado, que tal conhecer algumas soluções estratégicas em nuvem para o seu negócio?