Notícias GetTI

Por que você deve fazer um refresh no seu data center? Confira!

A área de Tecnologia da Informação talvez seja o ramo de negócio que mais necessita de constantes atualizações, tanto na questão de equipamentos, quanto na de programas e até de profissionais. As empresas que trabalham com data center são ainda mais afetadas por essa atualização tecnológica.

Isso porque elas devem renovar sua infraestrutura com uma regularidade maior do que as demais empresas da área de TI, sob pena de não terem uma competição justa no mercado.

Nesse sentido, as companhias que têm um data center devem ficar atentas ao chamado refresh tecnológico (atualização tecnológica), tema que será abordado no presente artigo. Então, continue a leitura e saiba mais!

O que é refresh no data center?

A palavra refresh vem do inglês e, na área de TI, significa renovar, atualizar. Nesse sentido, o refresh no data center nada mais é que a renovação da aparelhagem e dos softwares com o intuito de deixar sua infraestrutura mais moderna e rápida e, consequentemente, mais produtiva.

Quando fazer o refresh no data center?

Diversos analistas da área dão prazos diferentes de quando você deve fazer o refresh no data center, mas a grande maioria ensina que o tempo ideal para essa atualização é de três ou cinco anos.

Referida modernização não deve ser realizada simplesmente pelo fato de os hardwares e softwares terem grandes chances de defeito, mas sim para acompanhar a evolução dos novos equipamentos e programas existentes no mercado.

Não podemos deixar de mencionar que o volume de processamento de dados sobe cada vez mais, ou seja, são criados novos hardwares e softwares, da mesma maneira que o número de dados a serem processados também cresce. Em vista disso, o data center deve acompanhar essa alteração na demanda de dados.

Nessa linha de raciocínio, se o data center da sua empresa ainda não chegou aos três ou cinco anos de vida, mas a demanda de dados aumentou de forma drástica, talvez também seja o momento de você renovar sua estrutura.

Uma empresa que possui data center deve continuar acompanhando sua demanda e, para isso, precisa atualizar seus equipamentos e programas, a fim de não ter que lidar com lentidão no processamento, gastos maiores com energia e, até mesmo, perda de clientes.

Você também deve ficar atento se seu negócio utiliza Big Data, pois geralmente ele demanda uma revisão maior de equipamentos e programas em virtude do grande número de informações que o data center vai processar.

Como fazer?

Existem diversas maneiras de fazer um refresh no data center de uma empresa. Contudo, nem todas elas são viáveis economicamente, o que vai de encontro a um dos objetivos do setor de TI que é minimizar os custos do negócio.

Nesse sentido, você pode achar que comprar novos hardwares e softwares para o seu data center, reformulando toda a estrutura antiga, pode ser a melhor saída para uma modernização. Porém, alguns especialistas dizem que esse não é o investimento mais correto, afinal você estará retirando do caixa da sua empresa um enorme montante de dinheiro e ainda terá que se desfazer da estrutura antiga.

Os profissionais do ramo explicam que o dinheiro que você gastou na renovação do acervo tecnológico, muitas vezes, não será recompensado pelo tempo de utilização do data center, afinal, dentro de três ou cinco anos você terá que realizar uma nova atualização.

Assim sendo, a forma mais correta e indicada pelos especialistas, pelo menos aqui no Brasil, é o uso do contrato de leasing. De modo bastante resumido, nesse tipo de contrato você "aluga" os equipamentos de uma empresa, efetuando o pagamento de uma mensalidade, e, no final do contrato, tem a opção de comprá-los, renovar o contrato ou devolvê-los à empresa.

Obviamente, em se tratando de hardwares e softwares que vão compor um data center, não é nada recomendável você adquirir os equipamentos após o vencimento do contrato de leasing — até porque esses contratos duram em média três anos, ou seja, o período de uma nova atualização.

O mais aconselhável é você renovar o contrato, adquirindo (alugando) novos equipamentos e programas por mais um período — o qual vai durar praticamente o mesmo intervalo de tempo para uma nova atualização.

Então, essa é a melhor estratégia na visão dos especialistas, pois você sempre terá uma estrutura atualizada e, ao final do contrato, com sua renovação, contará com novos equipamentos por um período de tempo equivalente ao do refresh.

Por que é importante fazer o refresh no data center?

Imagine que seu data center é um carro que atinge 100 km/h e está andando em uma via em que a velocidade máxima permitida é de 80 km/h. Agora, imagine que essa via foi reformulada e a velocidade máxima permitida é de 100 km/h. Seu carro (data center) ainda consegue suprir o máximo da velocidade.

Mas, se aquela estrada for novamente reformada, passando a permitir que os carros andem a 150 km/h, o seu veículo (data center) já não conseguirá acompanhar os demais.

É mais ou menos essa a linha de raciocínio que você deve ter: o refresh no data center deve acompanhar o aumento na demanda de processamento de dados.

A atualização do data center é importante não somente no que tange à velocidade no processamento dos dados, mas também em relação aos gastos com energia elétrica e manutenção, uma vez que os novos hardwares consomem menos energia e demandam menos suporte.

Processar mais dados, de forma mais rápida, consumindo menos energia e gerando menos manutenção é a fórmula ideal para um data center de uma empresa, o que contribui para aumentar drasticamente sua produtividade e consequentemente atrair mais clientes.

Quem deve fazer?

As empresas que necessitam do refresh em seu data center são aquelas que têm uma estrutura de hardware e software antiga, próxima ao seu vencimento. No entanto, não devemos ficar atrelados somente à antiguidade dos equipamentos.

Como mencionamos, se seu negócio tem um data center não tão antigo, mas que não está conseguindo acompanhar o aumento no número de processos, ele também precisa de uma atualização.

O refresh é recomendável ainda para empresas que necessitam reduzir seus custos, na medida em que equipamentos modernos consomem menos energia e demandam menos manutenção, tendo como consequência a redução de gastos.

Gostou dessas informações sobre a importância de fazer refresh no data center da sua empresa? Aproveite, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a também ficarem por dentro desse assunto!

Notícias relacionadas