Notícias GetTI

Como fazer a migração do data center para nuvem?

A migração de um data center para nuvem está sendo adotada por muitas empresas como uma forma de reduzir custos e melhorar a performance da infraestrutura de TI. Além disso, essa estratégia dá mais flexibilidade para times e elimina gargalos, tornando os processos versáteis e ágeis.

Mas como saber se essa é a melhor escolha para a sua empresa? Quais as vantagens de migrar de um data center para nuvem? Confira abaixo!

Quais as vantagens de migrar de um data center para nuvem?

A alocação de recursos de TI na nuvem pode trazer várias vantagens para a empresa. A redução de custos, por exemplo, é uma das principais: o negócio pagará um valor mensal conforme o uso de recursos e não o tamanho da infraestrutura alocada fisicamente.

Há também mais flexibilidade, uma vez que os serviços serão mais facilmente disponibilizados para os usuários fora do ambiente de trabalho. Já a gestão de TI é simplificada: processos de manutenção e gestão de riscos serão feitos pelo prestador de serviços, dando a capacidade dos times focarem mais nas atividades críticas da área.

As rotinas que forem executadas pela empresa também serão mais simples. A atualização de softwares, o backup de dados, a gestão de contas de usuários e a aplicação de normas de segurança, por exemplo, serão centralizadas. Isso poupará tempo dos times de TI e agilizará as atividades de todos os usuários.

Qual a importância de migrar para manter o negócio competitivo?

A manutenção da competitividade da empresa é um processo contínuo. Gestores devem trabalhar lado a lado para definir estratégias que reduzam riscos, melhorem a qualidade de serviços e tornem as atividades mais eficientes. E parte disso é feito com o investimento em tecnologias.

Ao migrar de um data center para a nuvem, a empresa pode tornar vários de seus fluxos mais eficazes e inteligentes. O trabalho dos times ganhará mais qualidade, com recursos apresentando melhor performance e disponibilidade. Assim, todos terão mais agilidade para atender às demandas de clientes e parceiros comercias.

Para o time de TI, essa escolha dará mais tempo para técnicos atuarem em rotinas estratégicas. Todas as atividades prioritárias da área ganharão qualidade. Como consequência, o setor terá mais capacidade para colocar a tecnologia no centro dos processos internos do negócio.

Quais as etapas desse processo?

A migração de um data center para nuvem envolve várias etapas e fatores. Portanto, a empresa deve estar preparada para avaliar o que deve ser feito, tanto para eliminar riscos quanto vulnerabilidades. Veja, abaixo, alguns pontos para manter-se atento!

Defina prioridades

A definição de prioridades é um dos pontos mais importantes para que a empresa possa fazer um bom investimento. É importante que o setor de TI conheça as demandas de todas as áreas e as estratégias de outros times para saber avaliar quais são as ações mais importantes.

Com esses pontos levantados, o processo torna-se mais seguro. Portanto, não deixe de identificar as estratégias da empresa em médio e longo prazo e as suas demandas. Assim, o investimento será mais bem planejado e com um foco maior nos fatores que realmente impactam as receitas posteriormente.

Escolha um bom provedor

A escolha do provedor é um ponto chave. O negócio deve investir nos serviços de cloud computing de uma empresa que esteja alinhada com o seu perfil, que dispõe de boas ferramentas e uma infraestrutura de qualidade.

Avaliando o perfil do negócio e como os seus serviços estão estruturados, as chances de problemas ocorrerem no dia a dia do uso da solução cairão drasticamente. Portanto, avalie fatores como:

  • o perfil do negócio;
  • a experiência do prestador de serviços com empresas na sua área de atuação;
  • as funcionalidades de segurança digital;
  • as políticas de recuperação de desastres;
  • os mecanismos de controle, atualização e manutenção de sistemas;
  • as certificações de qualidade que a companhia apresenta;
  • o feedback de clientes.

Comunique-se com times

A comunicação com times deve ser constante, desde o momento em que a empresa optar por investir na migração do data center para nuvem até a avaliação final dos resultados. Assim, a companhia pode evitar erros, alinhar expectativas e eliminar riscos, garantindo mais rentabilidade para as suas estratégias.

A comunicação auxilia o negócio a identificar as necessidades de cada setor, como a nova ferramenta pode ser integrada no dia a dia de usuários e quais as suas dificuldades. Assim, a companhia pode fazer um planejamento mais inteligente para migrar as suas soluções de TI do data center para nuvem com mais agilidade, precisão e segurança.

Treine usuários

O treinamento dos usuários é fundamental para que a empresa possa garantir a completa integração na nova infraestrutura após a sua adoção. Portanto, crie um planejamento para que todos os times que forem atuar no novo ambiente sejam instruídos sobre mudanças, tanto na adoção de softwares quanto nos novos procedimentos.

Um bom treinamento reduzirá o tempo necessário para que os times passem a usar a nova infraestrutura. Além disso, com todas as funcionalidades críticas da ferramenta sendo conhecidas pelos usuários, as chances deles aproveitarem ao máximo os recursos disponíveis será muito maior, o que amplia o retorno que o negócio tem com o seu investimento.

Monitore resultados

Para garantir que todos os objetivos que a empresa tem ao migrar os seus serviços do data center para nuvem sejam cumpridos, é importante que os resultados sejam monitorados. Se o negócio não avalia o impacto dos seus investimentos, os gestores não saberão o que deve ser otimizado e, com isso, perderão as chances de obter um maior retorno sobre o investimento.

Portanto, avalie como o investimento impactou em fatores como produtividade, economia de recursos e melhora do fluxo de trabalho. Assim, será mais fácil encontrar pontos que necessitam de atenção e que possam ser otimizados pela empresa.

Migrar de um data center para nuvem é um investimento estratégico. A empresa passa a ter uma rotina de trabalho do setor de TI mais ágil, simples e integrada, permitindo que os profissionais de TI possam focar mais no atendimento às demandas dos usuários e na criação de um ambiente de trabalho eficaz para todos. Desse modo, a companhia será muito mais rentável em médio e longo prazo.

Gostou do nosso post? Então o compartilhe entre os seus contatos e incentive-os a também migrarem do data center para a nuvem!

Notícias relacionadas