Blog GetTI

Conheça 6 motivos para você usar a inteligência artificial em seu negócio

Antes de iniciarmos o nosso post sobre inteligência artificial, é interessante trazer alguns dados relevantes: você sabia que os investimentos em tecnologia e automação se mantiveram inalterados durante a crise? Os dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas) revelam que as aplicações nessa área se estabilizaram em 7,7% da receita das empresas, mesmo nesse período conturbado.

Quer entender o motivo? O fato é que o nosso empresariado amadureceu bastante. Hoje, já entende-se que a tecnologia é parte vital no desenvolvimento do negócio, pois traz ganhos competitivos impressionantes. Além disso, organizações que realmente investem em inovações tecnológicas estão mais comprometidas com as necessidades do futuro e que estão, pouco a pouco, dominando a rotina das empresas.

No caso da inteligência artificial, são inúmeras as aplicações que ganham destaque atualmente. Podemos começar pela própria automação de processos, que acontece com a ajuda de máquinas capazes, inclusive, de aprender maneiras mais eficientes de desenvolver as atividades sozinhas. Até mesmo chatbots super inteligentes são capazes de substituir humanos no atendimento ao cliente.

São muitos os motivos para contar com esse tipo de facilidade no seu negócio e, por esse motivo, resolvemos preparar um post especial sobre o assunto. A seguir, conheça as 7 razões para investir na inteligência artificial!

1. Garantir a automação inteligente

A automação já faz parte da rotina produtiva nas organizações desde a revolução industrial. De lá para cá, inúmeras inovações foram implementadas nas empresas, evidentemente. O grande objetivo sempre foi o desenvolvimento de organizações mais produtivas e eficientes.

A inteligência artificial permite o desenvolvimento de uma automação inteligente e, por isso, estamos no auge desse novo paradigma. Agora, somos capazes de garantir um ritmo de produtividade nunca visto antes, já que os processos podem ser constantemente revisados pelos próprios sistemas, que buscam mais eficiência na utilização de recursos.

2. Reduzir os custos operacionais

Claro, outro ponto que sempre é associado à automação é a redução dos custos operacionais. Afinal, quando implementamos o uso de sistemas internos ou maquinários para o desenvolvimento de tarefas, estamos possibilitando que uma série de processos aconteçam de maneira automática, sem a necessidade de intervenção humana.

Acontece que a inteligência artificial está elevando os patamares da automação. Muitos processos já podem ser completamente realizados pelos sistemas atuais, permitindo que as empresas necessitem de uma mão de obra menor e reduzam ainda mais outros custos operacionais, principalmente os relacionados à produção.

3. Trabalhar com base em dados

Dados brutos que se transformam em informação e, posteriormente, em conhecimento na organização. É assim que devemos trabalhar toda a dinâmica antes de pensarmos na efetiva tomada de decisão. Acontece que muitas empresas ainda encontram problemas para administrar dados e utilizá-los de maneira efetiva.

Claro que a solução é a inteligência artificial. Os sistemas atuais já são capazes de interpretar dados de uma maneira extremamente ágil, o que é fundamental para que os gestores passem a trabalhar de maneira mais eficaz, elaborando planos de ação que realmente possam ser benéficos para a empresa.

4. Aumentar a segurança de dados

A segurança de TI ainda é uma das principais áreas em que a inteligência artificial é utilizada. Os algoritmos somados à aprendizagem automática dos sistemas permitem um controle muito grande não só dos usuários internos, mas também são extremamente eficazes para identificar quaisquer ameaças à segurança de dados.

Com isso, você garante que todo o conhecimento relevante para o seu negócio se mantenha seguro, além dos dados sigilosos, é claro. Além disso, a inteligência artificial também é muito importante para que todos os profissionais de TI tenham mais tranquilidade na hora de desenvolverem suas tarefas.

5. Reforçar os três Es

Eficiência, eficácia e efetividade — conhece os três Es da administração de empresas? Basicamente, estamos falando das prioridades de qualquer organização, que buscam maximizar a produtividade, melhorar a aplicação dos recursos e, é claro, garantir mais resultados com as equipes.

  • Eficiência: esse primeiro elemento está relacionado com a utilização correta dos recursos do negócio. Nesse caso, a inteligência artificial ajuda, pois garante a diminuição de gargalos de produção e desperdícios;

  • Eficácia: se refere à capacidade dos processos realizarem aquilo que é esperado deles. Claro, a automação inteligente faz com que as atividades ocorram de acordo com um padrão de qualidade;

  • Efetividade: por fim, a efetividade significa garantir que esses processos realmente tragam os resultados esperados. O uso de algoritmos e do aprendizado contínuo é a contribuição da inteligência artificial nesse caso.

6. Melhorar a produtividade

Claro, o principal motivo para contar com a inteligência artificial no seu negócio é melhorar a produtividade. Afinal, os sistemas permitem que a automação ocorra da forma mais eficiente e eficaz possível. Com isso, você reduz quaisquer problemas que possam ser apresentados durante a execução das atividades, como o retrabalho.

Uma empresa mais produtiva desperdiça menos recursos, garante mais resultados e consegue realizar suas entregas para os clientes da melhor maneira possível. É dessa forma que você pode desenvolver uma organização sustentável, que tenha como foco a sua manutenção no longo prazo.

7. Preparar o seu negócio para o futuro

A inteligência artificial já é uma realidade em grandes empresas no mundo inteiro. No Brasil, podemos ver sua utilização surgindo aos poucos, no entanto, não vai demorar para ser o novo assunto do momento.

Investir nessa área, portanto, é uma maneira de manter a sua empresa em nível de competitividade global. Dessa forma, você prepara o seu negócio para as novas tendências do futuro e mantém o empreendimento cada vez mais resiliente.

Em resumo, se a automação já é uma realidade no mercado, podemos dizer que a inteligência artificial certamente é a nova tendência. Basicamente, a ideia é realizarmos todas as tarefas de maneira ainda mais focada, já que os sistemas modernos permitem questões como a própria automação do aprendizado.

A inteligência artificial é o que vai ditar as novas tecnologias e certamente deve ser algo a ser pensado na sua empresa. Focar no desenvolvimento desse tipo de solução ou adquirir sistemas que já tenham essa lógica interna pode fazer com que a sua organização se torne ainda mais profissional.

Já utiliza a inteligência artificial na sua empresa? Então, que tal contar a sua experiência nos comentários?