Blog GetTI

Antivírus e firewall: entenda seus papeis na política de segurança

Antivírus e firewall são ferramentas de segurança da informação que se complementam para garantir a disponibilidade, confidencialidade e integridade da informação. Ao mesmo tempo, possuem diferenças que confundem os usuários, principalmente relacionadas à infraestrutura de TI em que atuam: o antivírus tem função para a segurança de endpoint e o firewall para segurança de rede.

Neste post, vamos mostrar que, apesar de diferentes, eles exercem, juntos, a segurança da informação em uma empresa. Confira!

O que são vulnerabilidades?

A vulnerabilidade é um termo aplicado a possíveis falhas no sistema que o deixariam exposto à alguma ameaça. Podem ser originadas por ações humanas, como o ato de abrir um e-mail infectado, ou de cunho tecnológico que se dão devido a ineficácia da infraestrutura de segurança de TI.

Isso acontece por meio de invasões de hackers, intrusão de arquivos maliciosos, falhas de armazenamento em dispositivos ou mídias, vazamento de dados, hardwares ou softwares defeituosos ou obsoletos.

Quais as características do firewall?

Um firewall pode ser considerado uma proteção dos recursos do computador contra ameaças externas: foi projetado para analisar e filtrar o tráfego, garantindo a sua segurança.

Para isso, controla o IP de origem e de destino, porta de origem e de destino e flags de protocolo. Dessa forma, somente o tráfego autorizado por ele acessa o computador, sempre em conformidade com a política de segurança preestabelecida.

Já o Next Generation Firewall:

  • realiza uma análise aprofundada do pacote por meio da avaliação de downloads (se contém algum tipo de ameaça, como um ransomware, ou minerador de bitcoin, por exemplo);
  • agrega função de IPS (Intrusion Prevention System) que avalia os pacotes de rede ou serviços de infraestrutura (RDP, Oracle, Tomcat, JBoss, SSH, Nginx, SQL, por exemplo);
  • prevê vazamentos de dados sensíveis (DLP) e filtra URLs para controlar o acesso a sites e downloads indesejados pela rede da empresa (plataformas de streaming, phising, pornografia e facebook, por exemplo), assim como aplicativos de mensagens como WhatsApp e Telegram.

Quais as características do antivírus?

Antivírus é um software de segurança contra malwares e programas infectados provenientes da Internet, mídias óticas (DVD e Blu-ray) e rede interna da empresa, assim como de dispositivos em que houve a troca de dados, como pendrives, smartphones e players de música, por exemplo. Um antivírus tradicional realiza a seguinte sequência de ação no combate a esses arquivos:

  1. detecção — o software tem conhecimento do ataque e localiza o arquivo ou programa infectado;
  2. identificação — após essa detecção, reconhece o tipo de vírus;
  3. remoção — remove o arquivo infectado e todos os seus resquícios ou restaura o arquivo ou programa infectado por meio de um backup original sem infecção.

A nova geração de antivírus (NGAV) é de fácil implantação, pode ser administrada em cloud, se baseia em assinatura heurística, adota uma visão centrada no sistema de segurança de endpoint, examina cada processo, detecta e bloqueia com algoritmos qualquer ferramenta ou técnica maliciosa de ataque cibernético.

A NGAV realiza as seguintes ações para proteger as empresas:

  • previne malwares de commodity, desconhecidos e ataques sofisticados, avaliando o contexto de um ataque inteiro;
  • fornece visibilidade e contexto para buscar a raiz de um ataque cibernético;
  • corrige ataques (o tradicional somente interrompe o malware em massa).

Quais as diferenças entre antivírus e firewall?

Uma das diferenças entre antivírus e firewall está na infraestrutura em que eles atuam: o Firewall age na camada de rede, como uma barreira para o tráfego de entrada para o sistema, o que evita que ações maliciosas, como ciberataques, por exemplo, sejam executadas.

Já o antivírus atua no endpoit, na proteção de PC, servidores, notebooks e dispositivos móveis contra as mesmas vulnerabilidades, como os ataques de malwares, ransomwares, alterações e roubo de informação, por exemplo.

Relacionado ao tráfego de dados, o firewall, realiza uma inspeção de tudo que circula entre a Internet e o computador. Em contrapartida, o antivírus realiza a busca por meio de uma detecção, programada ou em tempo real, que examina os pontos críticos do sistema (memória, registros e arquivos) e identifica aqueles infectados para realizar sua remoção.

Com um firewall, o acesso ao computador precisa ser autorizado com os requisitos de segurança já determinados. No entanto, um vírus também pode entrar no sistema por meio de um download feito no e-mail, um link de spam, apenas um clique despretensioso ou por entradas de CD ou USB.

Uma vez que o vírus tenha acesso ao sistema, o papel de um antivírus começa por meio de uma varredura que o detecta e evita que ele se espalhe ainda mais, excluindo-o ou isolando o arquivo que o contém — o que não pode ser efetivado pelo firewall, que só interrompe o vírus em sua entrada no sistema.

Antivírus e firewall: qual dos dois é recomendado?

Apesar de serem eficientes, têm suas limitações: o firewall não garante uma proteção do sistema e para garantir a segurança da informação, é necessário estabelecer uma política de segurança eficiente, com a implantação de antivírus e firewall realmente eficientes. Além disso, é preciso determinar algumas diretrizes que devem ser seguidas em todos os setores da empresa, por meio da adaptação da cultura organizacional e monitoramento rígido.

Nesse sentido, ainda:

  • certifique-se de atualizar senhas constantemente;
  • realize o treinamento e conscientização dos seus colaboradores com frequências mínimas;
  • criptografe dados disponibilizados em nuvem;
  • gerencie as permissões de acesso ao sistema;
  • atualize-se quanto ao surgimento de novas ferramentas de proteção;
  • realize o controle do fluxo de dispositivos não pertencentes à empresa no ambiente organizacional;
  • otimize sua infraestrutura de TI;
  • elabore um plano contingencial.

Com essas ações, além do pleno funcionamento do antivírus e firewall, a segurança da informação da empresa se garante por meio da possibilidade do aprimoramento da postura de segurança de toda a organização, maior facilidade na identificação e correção de possíveis ameaças.

Agora que você já sabe a diferença entre antivírus e firewall, entenda também sobre a importância de manter a segurança da informação na sua empresa.