Notícias GetTI

DRaaS e backup online: entenda a diferença

A integração de novas tecnologias no ambiente corporativo tornou a infraestrutura de TI de empresas muito mais complexa. Conforme a quantidade de processos que dependem de ferramentas de TI aumenta, as políticas para prevenir ou reduzir o impacto de falhas tornam-se cada vez mais importantes. Por meio delas, o negócio consegue manter a sua infraestrutura mais confiável e garantir a continuidade dos serviços com muito mais facilidade.

Nesse cenário, duas estratégias destacam-se como as mais flexíveis e eficazes: o backup online e o DRaaS são soluções que permitem aos negócios evitar os prejuízos relacionados a falhas na infraestrutura de TI e, ao mesmo tempo, manter uma rotina de alta performance.

Se você quer saber como esses serviços podem ser utilizados no ambiente corporativo e qual o papel deles para o dia a dia do negócio, confira o nosso post!

O que é um serviço de DRaaS

O DRaaS (Disaster Recovery as a Service, ou Recuperação de Desastres como Serviço, em uma tradução livre) é uma solução de TI voltada para empresas que buscam garantir a continuidade de todos os seus serviços após uma falha na infraestrutura de TI. Essa ferramenta utiliza uma infraestrutura de cloud computing para replicar todos os serviços e dados da infraestrutura local do negócio. Assim, sempre que um problema ocorrer, os usuários terão um ambiente de trabalho para uso até que os serviços locais sejam restaurados.

Em outras palavras, o DRaaS é um serviço de TI mais abrangente do que o cloud backup. Ele permite que o negócio replique todos os seus serviços e dados mais importantes em um ambiente de alta disponibilidade. Com isso, a companhia pode garantir a continuidade dos seus serviços em momentos de crise, permitindo que os seus profissionais mantenham as suas atividades enquanto a falha não é eliminada.

Assim como no backup na nuvem, os custos de manutenção desse tipo de solução variam conforme a demanda do negócio. Isso dá mais flexibilidade e segurança para o gestor de TI, que consegue visualizar custos de maneira mais precisa em médio e longo prazo. Além disso, os gastos caem, criando mais oportunidades para a realização de investimentos estratégicos.

O que é um serviço de backup online

Também conhecidos como cloud backup, os serviços de backup online são uma solução voltada para a prevenção de perda de dados. Esse tipo de ferramenta trabalha com a cópia de informações para uma infraestrutura de cloud computing, permitindo o seu acesso em qualquer local com uma conexão ativa com a web. Dessa forma, a empresa consegue flexibilizar as suas políticas de backup e reduzir o impacto causado por problemas nos sistemas de armazenamento.

As soluções de backup online fornecem recursos semelhantes a um backup feito localmente. A empresa poderá configurar rotinas de cópias automáticas conforme as demandas de cada área. Porém, como os dados também são replicados nos data centers, a disponibilidade das informações torna-se muito maior, o que faz com que esse tipo de solução seja mais atraente para empresas que precisam de uma alternativa moderna para manterem os seus arquivos protegidos contra problemas diversos.

Quando comparado com as soluções de backup tradicionais, o backup online fornece uma série de vantagens. Entre elas, a empresa reduzirá gastos ao ter um custo operacional proporcional à demanda por espaço de armazenamento. Em outras palavras, o empreendimento não precisará lidar com os gastos de manutenção de uma infraestrutura subutilizada.

Ao mesmo tempo, a escalabilidade da infraestrutura em nuvem torna o backup online mais flexível. A empresa pode garantir que todos os profissionais terão o espaço necessário para salvar os seus dados mais importantes, reduzindo ao máximo as chances de um arquivo ser permanentemente deletado em caso de problemas.

Como cada uma dessas soluções pode ser utilizada no ambiente corporativo

Compreender a diferença entre um serviço de backup online e DRaaS é fundamental para que a empresa possa estruturar corretamente as suas políticas de TI. Entendendo como cada serviço é estruturado, os seus objetivos e impactos no dia a dia do negócio, o gestor pode estruturar processos mais inteligentes e conectados com as necessidades da companhia. Assim, o empreendimento poderá realizar investimentos mais inteligentes e de maior impacto.

O backup online é focado apenas na recuperação de dados, enquanto o DRaaS trabalha com a replicação de toda a infraestrutura de TI. Em outras palavras, se o negócio necessita recuperar apenas um arquivo após uma falha, o backup é a solução mais viável. Porém, caso a empresa necessite garantir a continuidade dos seus serviços após falhas graves, o DRaaS pode ser a ferramenta mais adequada.

Além disso, o investimento no DRaaS tem um nível de complexidade maior quando comparado à adoção de uma ferramenta de backup de dados. Para garantir a plena capacidade de manter a empresa funcional após um problema de TI, o gestor deverá definir quais são as aplicações mais importantes e uma série de mecanismos de controle. Já a estruturação de uma política de backup exige passos mais simples, como a identificação de quais são os dados que devem ser replicados e o intervalo entre cada cópia.

Apesar do maior nível de complexidade, o DRaaS não deixa de ser uma solução atraente para empresas. A maior quantidade de recursos dessa solução torna ela mais abrangente quando comparada com serviços de backup online, que têm um foco muito maior na replicação de dados.

Se a empresa busca uma forma de proteger as suas informações contra problemas cotidianos, como erros humanos, o backup online surge como uma solução ideal. Ele dará ao negócio a capacidade de recuperar rapidamente arquivos importantes, evitando atrasos na entrega de serviços ou pequenos prejuízos.

Por outro lado, o DRaaS prepara a empresa para lidar com falhas de maior impacto. Nos casos em que grande parte da infraestrutura de TI for afetada por um problema, os profissionais conseguirão retomar todas as suas atividades rapidamente. Dessa forma, a companhia poderá fornecer ao mercado serviços mais competitivos e confiáveis.

Gostou de conhecer as diferenças entre backup online e DRaaS, e quer conhecer outras dicas do nosso blog sobre tecnologia e gestão de TI? Então, assine agora a nossa newsletter!

Notícias relacionadas