Blog GetTI

NGFW: o que é, para que serve e quais seus benefícios?

Saiba tudo sobre o NGFW e por que ele é útil. 

O tema da segurança cibernética está cada vez mais relevante. Com uma alta quantidade de acessos a redes, sistemas e de tratamento de dados, ter formas de mais e de melhor proteção é essencial. Por isso, entender o que é o NGFW é indispensável para quem quer aplicar mais segurança cibernética para si e para a empresa.

Uma das principais inovações do NGFW é sua capacidade de detectar e bloquear ameaças avançadas, como malware, ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS) e tentativas de invasão de rede. Ele também é capaz monitorar e controlar o tráfego de rede para garantir que as políticas de segurança sejam cumpridas. Com tecnologias integradas e inovações que permitem cada vez melhores resultados na proteção contra ameaças, é possível obter muitos benefícios dessa tecnologia. Confira todos os detalhes sobre o que é e para que ser o NGFW neste artigo!

O que é o NGFW?

NGFW, ou Next-Generation Firewall, é uma tecnologia de segurança cibernética avançada que protege redes de computadores de ameaças externas e internas. Ele fornece uma camada adicional de segurança além dos firewalls tradicionais, usando técnicas avançadas de detecção de intrusão e prevenção de ameaças.

Tendo como grande diferencial a capacidade de filtrar o tráfego da rede para proteção contra ameaças internas e externas, o NGFW é projetado para detectar e bloquear ameaças avançadas, como malware, ataques de negação de serviço distribuídos (DDoS) e tentativas de invasão de rede. Ele também monitora e controla o tráfego de rede para garantir que as políticas de segurança sejam cumpridas.

O NGFW é uma tecnologia de segurança cibernética avançada que demonstra o avanço da tecnologia na proteção de redes de computadores. Ele usa técnicas avançadas de detecção de intrusão e prevenção de ameaças, integração com outras tecnologias e inteligência de ameaças, além de proteger a privacidade dos usuários e implementar prevenção integrada contra invasões, garantindo uma defesa robusta contra ameaças cibernéticas avançadas. Ele pode ser utilizado em vários ambientes, incluindo, empresas, governo e saúde, de modo a proteger redes de computadores de órgãos governamentais de ameaças cibernéticas.

Quais são os benefícios de se aplicar um NGFW?

São vários os benefícios de aplicar um NGFW, dentre os quais podemos citar:

 Proteção multicamada

O NGFW usa várias camadas de defesa para proteger a rede de ameaças cibernéticas. Algumas das camadas de proteção incluem:

  1. Filtração de pacotes: são utilizadas regras de filtragem de pacotes para bloquear tráfego malicioso antes que ele alcance a rede.
  2. Análise de conteúdo o conteúdo das mensagens de rede é analisado para identificar ameaças, como malware ou phishing.
  3. Identidade baseada em políticas: são utilizadas autenticação e autorização baseadas em identidade para garantir que somente usuários autorizados tenham acesso a recursos críticos.

Capacidade de implementar acesso baseado em funções

É possível aplicar políticas de segurança diferentes com base no cargo ou função de um usuário. Isso é feito através de autenticação e autorização baseadas em identidade.

Primeiramente, o NGFW consegue se integrar com um sistema de gerenciamento de identidade (Identity Management – IM) para autenticar usuários e verificar suas informações de identidade. Em seguida, ele pode usar essas informações para determinar a função do usuário e aplicar políticas de segurança apropriadas.

Prevenção integrada contra invasões

Com essa novidade, é possível usar tecnologias integradas para fazer a prevenção de invasões, como usar sandboxing para executar códigos suspeitos em um ambiente isolado e monitorar sua atividade para detectar ameaças, integrar-se com sistemas de prevenção de intrusão (IPS) para bloquear ameaças conhecidas e desconhecidas antes que elas possam causar danos, ou também integrar-se com sistemas de detecção de intrusão (IDS) para detectar e alertar sobre ameaças. O NGFW consegue consultar fontes de reputação de IP para verificar se os endereços IP são conhecidos por serem maliciosos ou não, dando ainda mais ferramentas para a prevenção integrada contra invasões.

Utilização de inteligência de ameaças

É feita a utilização de inteligência de ameaças, o que significa que ele tem acesso a informações sobre ameaças conhecidas e emergentes para melhorar a sua capacidade de detectar e bloquear ameaças. Algumas das formas como NGFW utiliza de inteligência para conter ameaças são a análise de tráfego, machine learning para analisar dados de tráfego e identificar padrões que indicam ameaças, e análise de comportamento para identificar atividades anômalas que indiquem uma ameaça, como acesso a recursos críticos por parte de usuários não autorizados.

Essas técnicas e tecnologias permitem que o NGFW use informações sobre ameaças conhecidas e emergentes para melhorar a sua capacidade de detectar e bloquear ameaças. Isso permite que o NGFW ofereça uma proteção mais proativa contra ameaças cibernéticas, em comparação com os firewalls tradicionais que apenas bloqueiam o tráfego baseado em regras pré-configuradas.

Para quem quer o máximo de segurança, ter um software completo que te ajude a ter melhores resultados e a usufruir dos benefícios e da segurança do NGFW é indispensável. Por isso, é importante estar de olho nas soluções que ofereçam essa importante ferramenta de segurança cibernética para que a sua empresa esteja sempre no topo da segurança;

Conheça a GetTI

Se você quer estabilidade, desempenho e alta disponibilidade para sua empresa decolar, a GET TI é a opção certa para você! Com soluções incríveis para que o seu negócio ter cada vez mais resultado, a GET TI oferece opções em  Cloud Servers, Hosting e  conhecimento  avançado em soluções para segurança de dados e infraestrutura de TI. Além de te ajudar a estar sempre pronto para atender seu cliente, temos opções de soluções de rede, banco de dados, servidor dedicado, e já contamos com a opção de NGFW para que a sua empresa esteja cada vez mais segura, assim como seus clientes.

Tenha resultados incríveis e usufrua dos benefícios do NGFW com a GET TI.

QUERO UMA DEMONSTRAÇÃO GRATUITA