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5 motivos para aplicar serviços gerenciados de TI na sua empresa

Para manter o empreendimento competitivo, o empresário deve contar com as tecnologias e soluções adequadas para executar as suas atividades. O problema ocorre quando a empresa não conta com profissionais qualificados para implementar a novidade. Por esse motivo, os serviços gerenciados de TI na empresa são uma grande alternativa para resolver a questão.

Mesmo com o serviço disponível, alguns empreendedores acreditam que delegar a tarefa pode ser apenas mais um custo para a empresa, tendo a falsa ideia de que a contratação de uma equipe de TI seja a solução ideal para resolver os problemas pontuais.

Neste artigo, vamos mostrar por quais motivos você deve considerar a ideia de contratar uma equipe especializada no assunto, bem como mostrar o lado negativo de contar com um colaborador fixo no trabalho. Siga com a leitura para saber por que razões você deve investir nesses serviços!

1. Melhore a técnica do time de TI

Todos sabemos o quanto a tecnologia evolui com o tempo. Seja na evolução dos equipamentos, seja na mudança em novas plataformas, para acompanhar as novidades e se manter competitivo no mercado, você deve contar com uma equipe capacitada para aplicar as novidades em sua empresa.

O problema ocorre quando, por modelos convencionais de contratação, o empresário precisa encontrar o profissional correto para atender a todas as demandas, o que pode demorar algum tempo até que seja encontrada e treinada a pessoa certa.

Para solucionar a questão, os serviços gerenciados surgem como opção para as companhias que buscam um rápido atendimento. Assim, é possível encontrar uma equipe já preparada não apenas para resolver, mas também implementar novas tecnologias no empreendimento.

Dessa forma, você não precisa se preocupar em chamar a sua equipe de TI para “apagar incêndios”, podendo delegar a tarefa para parceiros especialistas para solucionar os problemas da empresa.

2. Tenha flexibilidade operacional

Apesar dos benefícios oferecidos pela tecnologia, para se manter relevante no mercado, as empresas devem estar abertas e atentas às novidades que surgem. Um empresário atento pode identificar rapidamente uma oportunidade que pode ser aproveitada em seu ramo de atuação.

Porém, por não ter uma equipe de TI preparada, você pode ter dificuldades em implantar uma nova plataforma que atenda às suas necessidades. Imagine que, para reduzir os custos de armazenamento, o empreendedor decida migrar os dados para a nuvem. Por não ter uma equipe especializada no assunto, você precisará capacitar ou procurar pelos colaboradores especialistas no assunto, o que pode tomar tempo até finalizar a implantação.

Por esse motivo, você deve buscar uma solução flexível, de forma que possa delegar a tarefa para uma equipe já preparada para realizar as alterações.

Seguindo o exemplo anterior, caso o gestor faça uma parceria, você poderá contar com profissionais qualificados para implantar a solução em nuvem para a sua empresa, sem precisar lidar com questões burocráticas de contratações e treinamentos para preparar os funcionários.

Como a mudança é pontual, ao terminar a transição de plataformas, você pode contatar a empresa responsável para realizar outras operações em sua companhia, caso necessite, tornando o trabalho flexível para demandas pontuais.

3. Conte com monitoramento 24 horas

Dentro das companhias, é possível que o gestor tenha a preocupação de manter um serviço funcionando durante 24 horas por dia. Porém, por conta das limitações de um colaborador tradicional, dentro de um o e-commerce, por exemplo, imagine que você pode encontrar instabilidades técnicas durante a madrugada. Você só poderá resolver a questão no dia seguinte, tendo chances de perder alguma venda fora do expediente de trabalho.

Diferente das tradicionais equipes de TI, que precisam cumprir o seu horário de trabalho, ao contratar um serviço especializado, a parceira pode oferecer planos de monitoramento 24 horas por dia.

Dessa forma, o grupo capacitado pode não apenas corrigir problemas encontrados, como prever possíveis perdas de performance, como falhas de conexão com a internet (para evitar a queda do e-commerce, independentemente do horário), ou até mesmo falhas na impressora, por exemplo, evitando que a equipe fique sem apoio em momentos críticos.

4. Aproveite melhor a sua equipe de TI

Como já destacamos, a contratação de uma equipe de TI para resolver problemas pontuais pode se tornar um grande desperdício de recursos. Porém, ao utilizar os serviços gerenciados de TI na empresa, é possível contar com os seus próprios funcionários para executar atividades estratégicas da companhia ao delegar os problemas pontuais.

A decisão deve ser considerada principalmente para buscar o crescimento e inovação para o empreendimento. Para exemplificar, imagine uma equipe fixa responsável apenas pela manutenção dos equipamentos da companhia. Caso não tenha alguma ocorrência, os colaboradores não terão atividades para realizar em seu horário de trabalho, gerando um grande desperdício de recursos.

Mas, caso decida delegar a tarefa e capacitar a equipe para cuidar das estratégias da companhia, como buscar melhorias para melhorar o produto, ou até encontrar formas de otimizar processos já existentes, os colaboradores estarão atuando em setores que levem ao crescimento da sua empresa.

5. Reduza os custos

Complementando o item anterior, ao direcionar os funcionários para cuidar de processos estratégicos, você não correrá o risco de ter um colaborador parado por falta de tarefas, como ocorria antes, um problema que pode poupar grandes custos não planejados.

Como os funcionários são pagos para tarefas pontuais, a espera pelas ocorrências pode se tornar uma grande despesa para a sua companhia. Com um plano bem estruturado, a flexibilidade oferecida pelas empresas parceiras permite organizar melhor o seu orçamento.

Ao verificar em quais setores a equipe contratada deve atuar, você não terá os problemas encontrados na contratação tradicional de um colaborador, como precisar pagar o salário e outros encargos, independentemente da demanda existente, por exemplo. Já a solução permite pagar apenas pelo serviço contratado.

Outro ponto positivo é o valor economizado nas tarefas pontuais. Com o gasto que seria utilizado no pagamento do colaborador, você pode aproveitar para investir em outras áreas da companhia, como em novas soluções e em novos recursos tecnológicos.

Como vimos neste post, a preocupação dos empreendedores em resolver problemas de TI pode resultar em atrasos e frustrações para o negócio caso não haja um planejamento. Ao escolher o método tradicional e contratar colaboradores, isso pode resultar em recursos mal aproveitados, já que eles são ativados apenas quando necessário.

Por outro lado, caso opte por delegar as tarefas, o empreendedor pode chamar pelo serviço apenas quando necessário, ter profissionais qualificados para a demanda e “apagar incêndios”, mesmo que o horário seja fora do expediente.

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